7.6.07

Isto fica feliz em ser útil

Até onde vai a tecnologia? Chegou um novo animal de estimação, criado geneticamente.

São os Genpets, um novo produto da Bio-Genica, Genetic Engineering and Manufacturing.



Não são brinquedos, nem robôs. São frutos da tecnologia de hibridismo, a mesma que possibilita combinar DNA de diferentes animais e a clonagem.

Eles são seres vivos, respiram, têm sentimentos e sentem dor. Só não têm muita mobilidade, e as cordas vocais são limitadas. Torturas não incomodarão seus vizinhos.

Está "disponível em 7 tipos diferentes de personalidade.

Cada tipo de personalidade dos Genpets é ligado à sua respectiva cor, e essa cor é usada como base para cada pacote" ...ah sim! Igual no Nazismo, nos campos de concentração, em que separavam cada "raça" por uma cor diferente:

Genpet Red™ - atlético e energético

Genpet Orange™ - aventuroso, confiável e curioso

Genpet Yellow™ - brincalhão e divertido

Genpet Green™ - amigo, harmonioso e calmo

Genpet Blue™ - comunicativo e sereno

Genpet Violet™ - imaginativo e espiritual

A empresa disponibiliza várias opções,
dependendo do perfil do consumidor.
Você pode escolher até se quer um Genpet com configuração básica para um, ou três anos.
Mas não se preocupe, enquanto ele está dentro do pacote, está hibernado, com temperatura adequada e monitoração.
E se você sair de férias, pode deixá-lo dentro da caixa, hibernando.

Ainda está em fase de experimentação, e não tem data prevista para lançamento do produto. Muitas pessoas têm se mostrado interessadas, aguardando pela novidade. Olhe bem pra seu amiguinho, tente despertar seu interesse... se possível.

...hááááá, pegadinha !

Tá, na verdade, os Genpets são uma experiência artística e social, de Adam Brandejs, um escultor e programador. Ele esculpiu os Genpets, à mão, e montou um website dessa empresa fictícia, que promove esse novo produto... fictício.

Dentro da escultura, ele fez um sistema robótico que faz eles parecerem respirar. Em alguns deles, criou outros movimentos. Mas sempre dentro das caixas. Não é um robô, não sai andando por aí.

A intenção era chocar. Qual a reação de uma pessoa, quando vê um humanóide empacotado, produzido em escala, com monitoramento de batimentos cardíacos, e respirando logo em sua frente?

Eu só vi o site, com algumas fotos, e mesmo assim, tive um abalo enorme, sentia raiva e desespero. Se eu os visse numa vitrine (e sim, eles foram exibidos em vitrines), seria bem capaz de eu surtar e sair quebrando toda a loja... aliás, em seu site, o artista fala de todo o processo dos Genpets, desde como ele criou, até a reação das pessoas e a importância de um projeto como esse.

Relata, por exemplo, que se sentiu perturbado, por "uma assustadora aceitação positiva de adolescentes e revendedores" (traduções minhas). Em outros casos, pessoas quebravam as janelas de onde estavam os Genpets: "Alguns em protesto das pequenas criaturas mecânicas bio-genéticas presas em plástico, alguns esperando acordá-los ou comprá-los". O dono da loja teve que começar a dormir por lá.

Outra coisa interessante que ele diz, e uma questão ética que foi muito debatida, sobre o empacotamento dos Genpets: "Dê uma olhada em qualquer fazenda ou loja de animais; nós já empacotamos nossos animais". E sobre hibridismo e experimentos: "Acho que muitos dos conceitos por trás dos Genpets são bem menos 'aí fora' que a maioria do que está acontecendo por trás de portas fechadas".

E você, o que pensa sobre tudo isso?
Qual foi a sua reação, sobre os Genpets?


HáHaá! adoraria ver sua carinha...

Nenhum comentário: